Professora Elisângela
Educação infantil e Ensino fundamental I
|
Justificativa:
Na Educação Infantil,
devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por
meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos
espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao
mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao
desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências
linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Portanto o
desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento
intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças,
ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história
desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas
conquistas adquiridas.
Objetivos:
· Conhecer a história do circo (os nômades);
· Conhecer o circo e suas atribuições;
· Identificar personagens do circo e suas atrações;
· Conhecer a função de cada personagem do circo;
· Conhecer a linguagem usada no circo;
· Saber como vivem as crianças que moram no circo;
· Representar papéis referentes aos personagens do circo;
· Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
· Imitar animais circenses;
· Participar de brincadeiras relativas ao circo;
· Cantar músicas de circo;
· Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens
circenses;
· Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
· Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
· Respeitar os animais que fazem parte do circo;
· Saber trabalhar em grupo;
· Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
· Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
· Pesquisas;
· Confecção de cartazes;
· Recorte e colagem;
· Conversas informais;
· Dramatização de palhaços
· Leitura de história sobre o tema;
· Fantoche
· Desenho e pintura;
· Dança;
· Pequenos jogos;
· Dramatização;
· Assistir ao DVD "Patati e Patata" e da “Xuxa O circo”;
· Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
· Jogo da memória com figuras circenses.
· Desenhar e apreciar cenas de circo.
· Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:
O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.
Culminância:
Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos
trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação
de palhaços.
Um comentário:
Adorei seu trabalho, seu blog esta muito fofo e gostaria de completar ele com essas atividades abaixo:
Dia do circo Interpretação de texto
Dia do circo Produção de texto
Dia do circo Matemática
Dia do circo na educação infantil
Dia do circo lembrancinhas
Dia do circo desenhos para colorir
Atividades dia do circo para imprimir
Atividades dia do circo educação infantil
Atividades dia do circo maternal
Atividades educativas dia do circo
Atividades para o dia do circo 1°ano
Atividades para o dia do circo 2°ano
Atividades para o dia do circo 3°ano
Atividades para o dia do circo 4°ano
Atividades para o dia do circo 5°ano
Postar um comentário