educar

Quem sou eu

Minha foto
Bem-vindos ao meu Blog! Eu me chamo Elisângela sou casada e tenho um filhinho muito Lindo e travesso kkkk sou muito feliz, moro em Goiania, sou Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Sou uma Educadora muito Feliz, pois amo a minha profissão♥ Fique á vontade! Beijinhos para todos, Titia Elisângela

Relogio

Educação para todos♥

Eu amo minha profissão♥

Qualquer dúvida ou quer me passar uma informação ou seja tocar figurinhas kkkk meu E-mail liliegb@hotmail.com ok coleguinhas bjs

domingo, 19 de abril de 2009

Dia Internacional do Livro


Dia Internacional do Livro.


















Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro. Eu ADORO ler e ouvir histórias. E, por gostar tanto desse meu amigo, é que eu fico ainda mais feliz no mês de abril. Sabe por quê? Nesse mês, o livro infantil é homenageado em duas datas: nos dias 02 e 18.
No dia 02 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. E não é à toa não: esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que escreveu O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e muitas outras histórias que são consideradas grandes clássicos da literatura infantil e que, com certeza, você já leu ou ouviu sua mãe contar na hora de você dormir.
Em 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, também como uma homenagem a um grande escritor de livros para crianças, só que brasileiro: Monteiro Lobato.
Depois das histórias de Monteiro Lobato, os livros infantis e as crianças nunca mais foram os mesmos, e a criançada ficou mais alegre e criativa. Ele foi o criador da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e um escritor que se preocupou de verdade com as histórias infantis, sendo o primeiro a perceber que nós, as crianças, somos muito espertas e gostamos de histórias divertidas e inteligentes.






O que é um livro infantil?
Os livros infantis são aqueles escritos especialmente para crianças, embora muitas vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada dentro dele.
Alguns livros infantis quase não têm texto, só muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia - tudo isso para você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta é que conhece.
A professora disse que as histórias infantis começaram a existir antes de aparecer o livro, quando eram os pais que as contavam para os filhos: eram as lendas, as fábulas, as cantigas, etc. O importante é que hoje existe uma porção de livros e histórias que fazem a gente querer ler sempre mais e mais...



Hans Christian Andersen
(2/4/1805 - 4/8/1875)


Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805 — Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.

Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e A Pequena Vendedora de Fósforos, dentre outros.

Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 à 1872, onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.

Fonte: Wikipédia





Beijos Titia Elisângela






Nenhum comentário: